WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

08/10/2021 - Genealogista faz pesquisa no APU para contar histórias de famílias judaicas em Minas Gerais

O Arquivo Público de Uberaba (APU) recebeu, nesta sexta-feira (8), o pesquisador/genealogista Eduardo Carvalho Ribeiro, que hoje mora em Portugal, precisamente na Ilha da Madeira. O pesquisador, que está na cidade há um mês, tem visitado pessoas da região, e também o APU, para identificar histórias de famílias judaicas em Minas Gerais.

Eduardo revelou que em suas pesquisas busca documentos de famílias judaicas, especificamente por judeus, portugueses e espanhóis. O recorte temporal do estudo tem início no século XV.

O genealogista ainda destacou a organização e o cuidado com que os documentos históricos são tratados no Arquivo. Para ele, o grande diferencial existente entre uma biblioteca e o Arquivo Público é que “a documentação é tratada por especialistas”, afirmou.

Ele deu uma dica de ouro para quem quer conseguir cidadania europeia, por meio da Lei Portuguesa 30A/2015. Segundo a lei, os descendentes de judeus sefarditas, expulsos de Portugal por D. Manoel, a partir de 1496, poderiam, se quisessem, conseguir “a aquisição da nacionalidade portuguesa por naturalização, e sua integração na comunidade nacional, com os inerentes direitos e obrigações”, conforme destaca o decreto em seu parágrafo 15.

“A maioria dos brasileiros é de descendentes de judeus sefarditas, portugueses ou espanhóis”, ressaltou Eduardo. Sendo assim, muitos brasileiros têm direito à cidadania portuguesa e não sabem. Isso facilitaria, por exemplo, viagens ao exterior, e, também, aos Estados Unidos, uma vez que o passaporte europeu é mais respeitado.


O objetivo do pesquisador, em longo prazo, é a publicação de um livro, extenso e único, sobre genealogia. "Isso porque eu faço pesquisas em documentos e livros muito raros", disse Eduardo.

Leitor(a): se o seu sobrenome consta na relação abaixo, pode ser que você tenha direito à cidadania europeia:

Abrantes, Aguilar, Andrade, Brandão, Brito, Bueno, Cardoso, Carvalho, Castro, Costa, Coutinho, Dourado, Fonseca, Furtado, Gomes, Gouveia, Granjo, Henriques, Lara, Marques, Melo e Prado, Mesquita, Mendes, Neto, Nunes, Pereira, Pinheiro, Rodrigues, Rosa, Sarmento, Silva, Soares, Teixeira e Teles.

Almeida, Avelar, Bravo, Carvajal, Crespo, Duarte, Ferreira, Franco, Gato, Gonçalves, Guerreiro, Leão, Lopes, Leiria, Lobo, Lousada, Machorro, Martins, Montesino, Moreno, Macias, Oliveira, Pardo, Pina, Pimentel, Pizarro, Querido, Rei, Ribeiro, Salvador, Torres e Viana.

Amorim, Azevedo, Álvares, Barros, Basto, Belmonte, Cáceres, Caetano, Campos, Carneiro, Cruz, Dias, Duarte, Elias, Estrela, Gaiola, Josué, Lemos, Lombroso, Lopes, Machado, Mascarenhas, Mattos, Meira, Mello e Canto, Mendes da Costa, Miranda, Morão, Morões, Mota, Moucada, Negro, Oliveira, Osório (ou Ozório), Paiva, Pilão, Pinto, Pessoa, Preto, Souza, Vaz e Vargas.

Contatos do pesquisador/genealogista Eduardo Carvalho Ribeiro:
https://www.facebook.com/groups/603418636804903 https://www.facebook.com/eduardo.ribeiro.739

Link da Lei/Decreto:
https://dre.pt/home/-/dre/66619927/details/maximized?serie=I&dreId=66619925

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar