WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

24/02/2014 - Prefeitura irá instalar miniabatedouro de Frango na Comunidade de São Basílio

Um miniabatedouro de Frango será construído na comunidade rural de São Basílio ainda nesse primeiro semestre do ano. A informação é do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), Danilo Siqueira.  Durante reuniões realizadas na comunidade, a secretaria apresentou a proposta de criação do miniabatedouro e explicou o processo de manutenção do empreendimento.

“A prefeitura irá construir o prédio do miniabatedouro. Deixamos claro aos produtores quais seriam os gastos que eles terão para manter o abatedouro funcionando. Não queremos que eles sejam pegos de surpresa. Por exemplo, durante o abate é necessário que tenha a presença de um médico veterinário acompanhando todo o processo e o custo desse profissional ficará por conta dos produtores. Também esclarecemos que são eles que terão que correr atrás da comercialização do produto final. Eles estão cientes do que cabe a eles fazer para manter o abatedouro funcionando”, enfatiza o diretor do Departamento Técnico da Sagri, José Geraldo Celani.

Com a unidade de abate atendendo a todos os produtores da comunidade, o processo de criação do frango terá de ser padronizado. “Todos deverão criar os frangos de maneira semelhante, com a mesma ração e os mesmos cuidados. É importante que ao passar pelo abate, os frangos tenham o mesmo tamanho, peso, idade e raça. Dessa forma poderá ser criada uma escala de produção com fornecimento constante do produto”, destaca José Geraldo.

A intenção da Sagri é viabilizar um negócio que gere mais renda ao produtor de São Basílio. O diretor José Geraldo Celani ressalta que com o miniabatedouro os produtores irão comercializar um produto embalado, etiquetado e inspecionado, que estará de acordo com a legislação e apresentará certificado de garantia. “Vamos ampliar o mercado desses produtores que poderão fornecer para supermercados, restaurantes, açougues e diversos outros estabelecimentos, incluindo para a prefeitura, por meio dos programas de governo que, por exemplo, adquirem alimentos para merendas escolares”, explica Celani.

Para o secretário Danilo Siqueira, a comunidade de São Basílio possui muitos criadores de frango que se beneficiarão com o empreendimento, o que torna o arranjo produtivo local propício para a instalação da unidade de abate. “Vamos oferecer vários mecanismos de assistência técnica para auxiliar a comunidade. Serão realizados cursos e treinamentos sobre como deve transcorrer todo processo de abate, desde como deve ser a criação do frango, até o processo de abate concluído e o produto comercializado”, antecipa Danilo Siqueira.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar