WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

08/11/2021 - Agronegócio quer implantar tratamento de esgoto desenvolvido pela Embrapa em comunidades rurais de Uberaba

Após visita ao centro da Embrapa Hortaliças em Brasília, no final de outubro, a Secretaria do Agronegócio (Sagri) prepara agora termo de cooperação para desenvolver, em uma das comunidades rurais de Uberaba, o sistema ReAqua, que é o reaproveitamento de águas provenientes do tratamento de esgoto sanitário em localidades isoladas.

De acordo com o titular da pasta, José Geraldo Borges Celani, toda sistemática do ReAqua foi apresentada à prefeita Elisa Araújo que tem nos seus projetos de governo a implantação do tratamento de esgoto nas comunidades rurais do Município. “Ela gostou muito da proposta, tanto pelo custo barato como pela facilidade de operação e, sobretudo, devido à elevada eficiência do sistema capaz de atender até 300 famílias por meio de um mesmo módulo”, ressaltou ele.

De acordo com Celani, o sistema de reuso de água apresentado pela Embrapa Hortaliças é composto, basicamente, por um conjunto de sete caixas d’águas (cada uma com capacidade para 7 mil e 500 litros, exceto a primeira), em material plástico (PVC), dispostas numa sequência de quedas por meio de degraus, assentadas em pisos de concreto (as duas primeiras) e na terra as demais e com laterais de alvenaria.  O tratamento de modo objetivo, relatou, inclui em suas fases uma caixa de gordura, tanque séptico, filtro anaeróbico, pré-filtros com britas 3 e 1 e areias média e fina, além de uma etapa final com desinfecção por cloro. “Ao término do processo a água sai em condições de reuso para várias atividades, como irrigar hortaliças”, enfatizou o secretário.

Com o sinal verde do Governo Municipal, ressaltou Zé Geraldo, os próximos passos serão o de captação de recursos e a formalização de um termo de cooperação entre a Prefeitura de Uberaba e a Embrapa Hortaliças do Distrito Federal. Através deste convênio, o secretário destacou que os técnicos da Embrapa passarão a acompanhar e dar todo o suporte necessário na implantação de um projeto piloto de tratamento de esgoto, aos moldes do ReAqua, em uma das comunidades rurais de Uberaba a ser definida em breve. “Aprovado, ele será ser estendido a outras localidades do Município”, observou.

O secretário Celani quer agilidade na implantação do sistema e apontou para tanto uma série de vantagens, como benefícios à saúde dos envolvidos, ao meio ambiente, e economia de água e energia elétrica.

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar