WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

16/05/2019 - Sagri é parceira em variedade de mandioca testada na região

Variedades de mandioca com alto índice de produtividade e rico teor nutricional serão apresentadas por pesquisadores da Empraba, no segundo dia do 17º Encontro de Bons Negócios da Certrim. O experimento na região conta com as participações da Faculdade de Zootecnia – Fazu, Emater e Secretaria Municipal do Agronegócio – Sagri.

A palestra será no dia 16, a partir das 16 horas, no Complexo Armazenador da Certrim, no DI II. Com o tema “Produção de mandioca com alto índice de produtividade”, o assunto será abordado pelos pesquisadores da Empraba Brasília, Eduardo Alano, Josefino Fialho e Maria Madalena Rinaldi.

De acordo com o professor Ricardo Moreira de Mendonça, da disciplina de Fertilidade de Solo e Nutrição de Plantas da Fazu, os cultivares estão sendo testados na região desde 2015. “Na ocasião, representantes da faculdade e da Prefeitura foram a Planaltina – DF e com apoio do melhorista genético Eduardo Alano, técnico da Empraba Cerrado, responsável pelas pesquisas de melhoramento da mandioca, trouxeram seis variedades que a partir de então, passaram a ser plantada em sete municípios do Triângulo, inclusive Uberaba, com intuito de serem multiplicadores da produção”, relata.

Segundo o professor da Fazu, a variedade que mais tem se destacado na região é a BRF 399, mandioca amarela, de ciclo precoce e alto índice de produtividade, além de um sabor refinado. Este cultivar, explica Ricardo Mendonça, tem se mostrado também com grande valor nutricional, rico em caroteno e antocianina. Pigmentos que dão coloração amarela e rosada a mandioca, respectivamente. “A primeira contém grande concentração de vitamina A e a segunda, combate radicais livres”, acentua o professor.

Em Uberaba, de acordo com o diretor de Produção Agropecuária da Sagri, José Geraldo Celani, o experimento vem sendo feito pelo agricultor Juliano Severino, de Santa Rosa. “Ele planta quatro variedades, sendo que a meta é produzir mudas para outros produtores”, salienta o dirigente.

O técnico da Prefeitura de Uberaba entende que o município não pode ficar refém da variedade que há anos vem sendo plantada em nossas terras. Ela tem lá suas qualidades e não pode ser descartada, porém, frisa Celani que é preciso desenvolver novas cultivares, como esta variedade da Empraba, sob o risco de a mandioca tradicional ter algum problema sanitário ou doença, deixando o mercado desabastecido do produto. “Além do que a nova variedade tem obtido altos índices de produtividade, nutrição e sabor”, argumenta.

Jorn. Rubério Santos

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar