WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

20/04/2021 - Secretários do Agro de Uberaba e Campo Florido conferem tecnologia Geneal

O secretário do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, participou de visita, nesta terça-feira (20), à empresa Genética e Biotecnologia Animal (Geneal) com sede em Uberaba. Ela é considerada o laboratório mais completo da América Latina em se tratando de exames de DNA, fertilização in vitro (FIV) e Beta-caseína.

Também participaram da visita, o secretário de Agricultura de Campo Florido, Alex Queiroz, o presidente do Sindicato Rural daquele município, o veterinário Márcio Guapo e o diretor de Produção Agropecuária da Secretaria do Agronegócio de Uberaba, Raoni Terra. Na oportunidade, eles puderam conhecer detalhadamente os trabalhos com genética animal da empresa, inclusive, as fazendas para quarentena e reprodução de clones, tanto bovino como equino e mesmo pet.

O diretor comercial da Geneal, Paulo Cerântola, disse que a empresa está radicada em Uberaba há 11 anos, com sede às margens da rodovia BR-050, km 184, e faz parte do grupo Brasif. “Trabalhamos com quatro segmentos que são: a confirmação da genealogia dos bezerros através do DNA, a produção In Vitro de embriões para exportações, o banco genético e a clonagem, com capacidade para produção anual de mais 100 clones”, disse.

Cerântola afirmou que o laboratório da Geneal é considerado, atualmente, como um dos mais completos da América Latina. Sobre o Banco Genético informou que o mesmo já dispõe de cerca de 2 mil células congeladas incluindo bovinos, equinos, cães e gatos. O diretor antecipou que a empresa terá participação ativa na ExpoZebu Virtual, através da TV ABCZ, buscando ampliar seu nicho de exportação, que hoje alcança mais de 10 países.

O secretário Alex Queiroz disse que a pasta da Agricultura em Campo Florido foi reativada no começo deste ano, após décadas sem funcionar. “A ideia é trabalhar parcerias e buscar introduzir as novas tecnologias no município, inclusive, as da genética animal. Ele também frisou que pretende, através de intercâmbio com o secretário Celani e equipe, levar os projetos bem-sucedidos em Uberaba para Campo Florido.

José Geraldo colocou-se à disposição do colega do município vizinho para debater e orientar sobre os programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria do Agronegócio. Sobre a Geneal disse que poucos uberabenses conhecem o potencial da empresa, com expressivo trabalho no mercado de embriões, DNA e banco genético, seja para o comércio interno e internacional.

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar