WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

27/04/2021 - Uberaba está entre as cinco maiores áreas plantadas de trigo em Minas

O secretário do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani visitou, nesta semana, lavoura de trigo cerrado na região da Palestina. O plantio desta cultura cresce no município e Uberaba já figura entre as cinco maiores lavouras de trigo do estado de Minas Gerais.

Na visita, o titular da Sagri esteve acompanhado do pesquisador da Embrapa Trigo Cerrado, Vanoli Fronza. Eles estiveram na fazenda Santo Ângelo, de propriedade de João Ângelo Guidi. Agora em 2021 o agricultor plantou 350 hectares de trigo, sendo 180 hectares de cultura irrigada e 170 hectares de trigo sequeiro. O plantio foi feito há 40 dias com previsão de colheita para a primeira quinzena de julho.

O produtor se orgulha de, em 1986, ter introduzido a cultura do trigo no município de Uberaba. “De lá pra cá, todo ano reservo área para a lavoura do trigo, sendo que nos últimos anos a produção tem sido feita de forma casada, ou seja, já com venda fechada direta com o moinho”, ressaltou ele, esperançoso de obter neste ano produtividade de 90 sacas por hectare no trigo irrigado e em torno de 35 sacas na variedade sequeiro.

Segundo o secretário do Agronegócio, José Geraldo Celani, a lavoura de trigo vem sendo ampliada ano a ano em Uberaba. “No ano passado foram 5 mil hectares de área plantada. Este ano, a previsão do Conselho de Safra é de que atingiremos 6 mil hectares de trigo cerrado, num crescimento de 20% do plantio em relação ao ano anterior”, ressaltou ele, informando que deste total, 4.500 hectares deverão ser de trigo sequeiro e 1.500 hectares de trigo irrigado. Esta área, enfatizou Celani, coloca Uberaba entre os cinco municípios que mais plantam trigo no Estado, que tem safra estimada em 250 mil toneladas do grão.

O secretário faz questão de frisar que este aumento no plantio de trigo deve-se à entrada da Embrapa no Município, desde 2012. “A empresa intensificou as pesquisas e tem alcançado variedades bem mais resistentes ao solo do cerrado e de maior produtividade”, salientou Celani que reforça o empenho e a parceria da Prefeitura na implantação do Núcleo Avançado de Trigo Tropical da Embrapa em nossa região.

O pesquisador Vanoli Fronza, da Embrapa, enfatizou que o principal objetivo da empresa, no momento, é de produzir uma cultivar ainda mais adaptada ao cerrado e resistente a brusone, doença que ataca a espiga do trigo. “Já estamos com algumas linhagens promissoras e, em breve, teremos material para ser distribuído aos produtores de sementes”, anunciou ele, sem deixar de ressaltar as qualidades industriais do nosso trigo de cerrado, totalmente adequadas para o setor de panificação, maior demanda dos moinhos. Vanoli garante que o trigo de Uberaba chega a ser melhor que o trigo importação, originário de países como Estados Unidos, Canadá e Argentina.

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar