WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Covid19

15/04/2020 - Covid-19 - ‘Saúde Mental na Escuta’ já atendeu quase 400 pessoas

Iniciado o serviço de call center ‘Saúde Mental na Escuta’, promovido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem o primeiro balanço de atendimento realizado pelo programa divulgado. De acordo com o Departamento de Saúde Mental já foram recebidas entre os dias 6 a 15 de abril aproximadamente 400 ligações.

O coordenador do Departamento de Saúde Mental da SMS, o psicólogo Sérgio Marçal, diz que o "Saúde Mental na Escuta" é um acolhimento qualificado direcionado às pessoas que estão em estado de sofrimento emocional por conta da pandemia de Covid-19 e em decorrência do isolamento social. O projeto tem o objetivo de acolher a comunidade durante este período. “A população pode passar por momentos de pressão psicológica devido ao isolamento social. Além do mais, o serviço atende à Lei federal 8.808/90 que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde. A medida é evitar o adoecimento das pessoas e o agravamento das  que já apresentam algum tipo doença psiquiátrica”, pontua.

Marçal destaca que este serviço não substitui os psicólogos da Atenção Básica de Saúde ou dos Centros de Atenção Psicossocial para casos de urgência e emergência. Os atendimentos do call center contam com orientação sobre como proceder com a higiene, distanciamento e prevenção durante este período.

Para o secretário de Saúde, Iraci Neto, “esse é momento de acolhimento para toda a comunidade, não apenas aquela que busca atendimento via SUS. Essa é a proposta do tele-atendimento de acolhimento à saúde mental: oferecer um espaço para o desabafo, para exposição de limitações e angústias. Dessa maneira teremos forças para continuar a seguir no combate a esse vírus que avança em todo o Brasil”, destaca o Iraci.

Quem precisar da ajuda pode entrar em contato pelos telefones: 3325-8391, 3314-8101, 3314-8707, 3316-1328, 3321-7642 e 3314-7277. O serviço conta com 13 profissionais entre psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais disponíveis 12 horas por dia, de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas.

Jorn. Sabrina Alves 

 
 
 

Outras Notícias: Covid19



Voltar