WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Covid19

05/01/2022 - Governo Municipal reúne Comitê Operacional Covid e avança com ações de enfrentamento da doença

O Governo Municipal promoveu nesta quarta-feira (5) a primeira reunião de 2022 do Comitê Operacional Covid, para definição de novas ações no enfrentamento dos casos de Covid, que cresceram no período entre o fim de 2021 e o início deste ano, conforme dados apresentados no boletim diário de monitoramento da doença.

 

Durante o encontro, coordenado pelo Dr Sétimo Boscolo, a equipe do Comitê Técnico Covid, formada por profissionais da Secretaria de Saúde, apresentou dados do Sistema de Fases (critério que avalia a pandemia na cidade, desde o ano passado), indicando que a situação na cidade é de alerta, mas não há até o momento impacto na ocupação de leitos de UTI-Covid e enfermaria-Covid, tanto nas unidades públicas quanto nas privadas.

 

No entanto, os técnicos da Saúde também pontuaram ao Comitê Operacional a necessidade de monitoramento da evolução dos casos, para aferir o impacto deles na ocupação de leitos. Por enquanto, o aumento dos casos de Covid não tem ocasionado a elevação da ocupação hospitalar.  

 

Além da Covid, o aumento das síndromes gripais tem lotado as Unidades de Saúde. Para desafogar o sistema, o atendimento exclusivo para esses casos será ampliado, saltando de 19 para 25 as Unidades de Saúde que farão triagem, testagem e consultas médicas. Outras oito Unidades vão seguir no atendimento aos casos eletivos, incluindo consultas. Essa ação objetiva a redução no número de atendimentos atualmente impactados nas Unidades de Pronto Atendimento.

 

O aumento das Unidades para o atendimento específico e testagem tende a reduzir também o impacto da falta de testes nas farmácias da rede privada, conforme noticiado pela imprensa local. A escassez reflete diretamente no aumento da demanda por testes nas unidades da rede pública.

 

O Serviço de Telessaúde, que oferece suporte por telefone a pacientes com sintomas gripais e com Covid, por meio do telefone 0800 340 0019, também ganhará reforço no atendimento, com a contratação de mais médicos. Os números estão em fase de fechamento pela Saúde, por meio de processo seletivo finalizado e disponível para o chamamento.

 

O titular da Saúde, Sétimo Bóscolo, informou ao Comitê que a Saúde dispõe de número satisfatório de testes, em torno de 35 mil unidades, com capacidade de aquisição de mais testes, em processo de compra já disparado.

 
 
 

Outras Notícias: Covid19



Voltar