WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Covid19

10/06/2020 - Painel com dados técnicos e financeiros investidos nas ações de enfrentamento à Covid-19 é apresentado

Prefeito destacou também sobre a necessidade do envolvimento de todos neste momento e da maior adesão ao Termo Responsabilidade Sanitária Covid-19

Apresentado na manhã desta sexta-feira (10), o novo painel de transparência sobre o Coronavírus elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde. A publicação conta com dados técnicos e financeiros investidos nas ações de enfrentamento à Covid-19. Com uma linguagem bem clara e transparente, o material passa a ser mais uma ferramenta de divulgação das ações promovidas pela Prefeitura de Uberaba e será atualizado a cada 15 dias e terá informações detalhadas sobre investimentos, gastos, emendas, doações recebidas, instituições beneficiadas, atendimentos, leitos e internações.

Com a presença de jornalistas locais – todos seguindo a recomendação de segurança e saúde de prevenção contra a Covid-19, o prefeito Paulo Piau iniciou a apresentação falando sobre a situação enfrentada na cidade. Ele destacou que a cidade “está sob controle em comparação a outros municípios, mas que é preciso o apoio incondicional da população” citou. Piau foi claro ao dizer que é necessário o envolvimento de todos destacando a adesão do Termo de Responsabilidade Sanitária Covid-19 – disponível no site oficial da Prefeitura de Uberaba e que passou a ser obrigatório para abertura e funcionamento de quaisquer atividades seja industrial, comercial e de prestação de serviços.

Ele ressaltou que entre as determinações previstas no Decreto 5555 (que segue em vigor) está a proibição da aglomeração de pessoas e obrigatório uso de máscaras faciais cobrindo boca e nariz, controle de acesso ao interior do estabelecimento, barreira sanitária, obediência às normas de biossegurança e regras de higiene (disponibilidade de água e sabão e/ou álcool em gel para todos, sanitização/desinfecção periódica de superfícies e ventilação natural do ambiente quando possível).

“A determinação é válida para todos, inclusive para os órgãos públicos. A própria Prefeitura Municipal teve que aderir e se responsabilizar pelas normas de segurança sanitária. Isso é uma medida para todos e contribuirá para a flexibilização de outros segmentos. Um depende do outro. Infelizmente, cerca de 20 mil uberabenses – dados de pesquisa feita – acreditam que o Coronavírus é uma ‘bobagem’, o que nos deixa extremamente preocupados”, declarou o prefeito.

Ele fez outro alerta: “Todos precisam ser e estarem protegidos. Somos os primeiros a defender que a economia voltasse a rodar na cidade. Queríamos que o foco e os esforços fossem concentrados nas medidas de segurança e saúde e não em ter que fiscalizar algo que é dever de todos. Juntos, nos tornaremos mais fortes na luta contra o Coronavírus. Se não cumprir, infelizmente teremos que retroagir”, enfatizou.

A apresentação do painel foi feita no Centro Administrativo da Prefeitura pelo secretário municipal de Saúde, Iraci Neto; pelo chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura; pela médica infectologista Cristina Hueb Barata, que faz parte do Comitê Técnico-Científico; pela diretora executiva da SMS, Cristiane Fernandes; pela diretora de Atenção à Saúde, Elaine Teodoro; e pelo coordenador do Complexo Regulador Municipal de Leitos, o médico Raelson Batista.

Outros dados – A partir de agora, todo e qualquer cidadão que quiser se informar sobre os dados poderá acessar o novo instrumento de informação que ficará disponível 24 horas por dia pelo link http://www.saudeativauberaba.com.br/portal/conteudo,49164.

 

Jorn. Sabrina Alves 

 
 
 

Outras Notícias: Covid19



Voltar