WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Covid19

07/02/2021 - Uberaba atinge 5.299 pessoas vacinadas

Mais de 2 mil foram só neste final de semana

 
O novo modelo de vacinação adotado pela Secretaria de Saúde alavancou a quantidade de vacinas aplicadas, registrando 2.072 pessoas vacinadas só neste final de semana. Uberaba registra agora um total de 5.299 pessoas vacinadas com a 1ª dose.
 
A estrutura que foi montada para a operação via drive-thru realizada tanto no estacionamento do Centro Administrativo da Prefeitura, quanto no Praça Uberaba Shopping, superou as expectativas no início do sábado, fazendo com que no final do dia as equipes ficassem aguardando a chegada de novas pessoas. Após identificar essa situação, foi autorizado e informado aos Hospitais marcados para vacinarem na segunda-feira (07), que encaminhassem seus profissionais de saúde listados, já no domingo, para que pudessem ser vacinados o maior número de pessoas possível.
 
Das 3.645 pessoas aguardadas neste final de semana, 2.072 foram vacinadas. “Montamos uma estrutura que estava preparada para atender a todo esse público que foi convidado, mas infelizmente nem todos atenderam a esse chamado. As equipes envolvidas trabalharam com muito empenho e temos que enaltecer o esforço empreendido por esses profissionais que estão de parabéns”, enfatizou a secretária adjunta de Saúde, Fabiana Prado.
 
Chance. A vacinação das pessoas que não compareceram neste final de semana, acontecerá nesta segunda-feira (07), no drive do Praça Uberaba Shopping. Mas fica o alerta, devido à quantidade de vacinas enviadas a Uberaba até o momento, apenas 67% dos profissionais de saúde da linha de frente do combate ao coronavírus serão vacinados. Diante disso, a prefeitura fará um levantamento e as pessoas que estiverem demorando a procurar o posto de vacinação perderão a sua vez e serão substituídos pelos demais profissionais de saúde que estão aguardando pela chance de serem vacinados.

A Prefeitura solicita que as pessoas que não tem interesse em serem vacinadas, mas que tenham sido listadas pelo seu local de trabalho, que informem esse desejo aos seus superiores, para que os demais colegas possam ser contemplados.

A Secretaria de Saúde está trabalhando para que todo o estoque em mãos do município seja aplicado o mais rápido possível. Lembrando que estão sendo atendidos nesse momento, os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate a Covid-19, conforme estipulado pelo Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. E as listas seguidas para vacinação das pessoas enquadradas nesta etapa, foram encaminhadas pelas instituições que elas trabalham, que tiveram de determinar quais eram as prioridades dentro da prioridade, pois ainda não tem vacina suficiente para imunizar a todos.

“Em que pese todos os nossos esforços para vacinar a população uberabense, não temos ainda uma estimativa de quando novas remessas serão enviadas, ou qual será a quantidade destinada à Uberaba”, pondera Prado.
 
Vale ressaltar que, a estrutura montada está atendendo tanto as pessoas que veem em seus veículos, quanto às que chegam a pé. Nesta segunda-feira, além do drive-thru, continuará a vacinação das pessoas agendadas para tomarem a 2ª dose, que já estavam marcadas para serem atendidas em seus locais de trabalho. Será realizada a vacinação de 108 profissionais do Hospital da Criança, 70 da UPA São Benedito e 68 da UPA do Mirante. Os demais profissionais que precisam tomar a 2ª dose da vacina, serão informados para procurar o posto do drive.

FORÇA-TAREFA

Para a realização desse novo modelo de vacinação, adotado neste final de semana, foi montada uma verdadeira força-tarefa envolvendo diversas secretarias e instituições. Foram mobilizados 51 agentes comunitários, 12 gerentes de unidade, 36 enfermeiros e técnicos de enfermagem atuando em formato de rodízio, só para o operacional da vacinação.
 
A ação ainda envolveu agentes de Trânsito e Guarda Municipal, por meio de parceria com a Secretaria de Defesa Social, que fizeram o controle do trânsito garantindo assim, a segurança da operação. E contou com a parceria da, Codau, Fundação de Esporte e Lazer (Funel), Secretaria de Administração, Fundação de Ensino Técnico e Intensivo “Dr. Renê Barsam (Feti), empresa Golé que enviou gratuitamente refrigerantes para as equipes e o Praça Uberaba Shopping que disponibilizou o estacionamento para toda essa ação sem ônus para o município.
 
Foram vacinados neste final de semana, equipes da Secretaria de Saúde da Atenção Básica e da Especializada, colaboradores do Cerest, das Unidades de Pronto Atendimento - UPA, do laboratório Sabin, e dos Hospitais São Marcos, São Domingos, Hélio Angotti, Beneficência Portuguesa, Mário Palmério, de Clínicas da UFTM e da Criança.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Covid19



Voltar