WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Covid19

14/05/2021 - Governo Municipal e setor produtivo afinam estratégia por testes na população

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, trabalha para que o plano de testagem da população previsto no Decreto 588 atinja os níveis desejáveis e preconizados pelo Comitê Técnico de Enfrentamento à Covid-19. Isso significa chegar a 337 testes por dia, o equivalente a 0,1% da população de Uberaba (337.092 – ano de 2020). Para chegar a esse feito, o Município e o setor produtivo afinam suas estratégias.

É o que informou o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo Neto, ao destacar que os testes em poder da Administração Municipal para detecção da doença serão usados nas unidades de saúde. A presença de agentes das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica nos estabelecimentos vai contribuir positivamente na melhoria das estratégias no combate à Covid-19.

Os testes a serem feitos pelo setor produtivo, por sugestão e com estímulo do Governo Municipal, serão custeados pelas próprias empresas como uma contribuição à economia local, evitando-se medidas mais severas por parte do Poder Público.

Esse apoio do setor produtivo na testagem fará com que “o colaborador doente ou assintomático seja afastado e, paralelamente, diminua a proliferação do novo coronavírus”, analisou o secretário Sétimo Bóscolo.

Hoje, o Governo dispõe de cerca de 4 mil testes (3 mil do Município e 1 mil do Estado). Os testes do Estado são utilizados em parte para atender aos surtos em empresas, conforme legislação vigente.

“As grandes empresas já adotam a testagem há um bom tempo. Elas normalmente têm planos de contingência. O que nós queremos é estimular a testagem nas pequenas e médias empresas, pois a doença não escolhe alvo. Por isso, precisamos agir em conjunto, Governo Municipal e iniciativa privada”, disse o secretário Sétimo Bóscolo.

Empresas são orientadas pela Saúde Municipal - Na manhã desta sexta-feira (14), o secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo, manteve diálogo com os presidentes da Aciu, Anderson Cadima, e da CDL, Ângelo Crema, cooperando na orientação técnica para a escolha dos testes a serem utilizados no setor produtivo, buscando o melhor custo-benefício e qualidade.
 
“Estamos trabalhando, inclusive, no apoio à realização dos testes, contribuindo com instrução por parte do pessoal técnico da Secretaria de Saúde. Com isso, nós esperamos otimizar a atuação das empresas na testagem”, esclareceu o secretário.

A Secretaria de Saúde orienta que o plano de contingência (colocação das normas preventivas no papel) precisa ser elaborado de acordo com perfil e porte da empresa, porém sempre se baseando em cumprir o Protocolo Sanitário de forma integral.

Bóscolo explicou ser importante, nesta ação conjunta, atingir o número de testes (0,1% da população/dia), o que garante a aferição da positividade e a retirada de circulação dos uberabenses positivados com Covid-19. O foco do Município é reduzir o índice de positividade.

 
 
 

Outras Notícias: Covid19



Voltar