WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Covid19

09/06/2021 - Executivo reúne vereadores para apresentar indicadores e dialogar sobre novo Decreto Municipal

O Governo de Uberaba e o Comitê Técnico Científico de Enfrentamento à Covid-19 apresentaram na noite desta terça-feira (8), proposta de adoção de um sistema de fases que, por meio dos indicadores taxa de ocupação, taxa de incidência e taxa de positividade, serão calculados os índices de corte para a tomada de medidas de enfrentamento à doença. A reunião, que terminou por volta das 22h30, foi coordenada pela prefeita Elisa Araújo e contou com a presença de quinze vereadores.

Os vereadores fizeram considerações e sugestões para o enfrentamento da Covid-19, sugerindo inclusive um novo protocolo de testagem. O reforço na fiscalização foi um dos pontos mais falados. A prefeita Elisa solicitou ao cabo Diego a colaboração como interlocutor junto à Polícia Militar para reforçar a fiscalização. As sugestões foram anotadas pelo Executivo. As propostas apresentadas pelos vereadores serão analisadas pelo Executivo para compor a redação do novo decreto, cuja previsão é que seja publicado na próxima sexta-feira.

 "A decisão do novo decreto municipal será em conjunto com o Legislativo, por isso trouxemos algumas possibilidades e estamos abertos para ouvi-lo, para que a gente decida sobre as diretrizes que o Município vai seguir. A saúde é uma grande preocupação desta gestão e estamos buscando soluções dentro da nossa realidade. A gente reconhece as dificuldades e estamos lutando todos os dias para melhorar. Juntos, tenho certeza de que teremos dias melhores", afirmou a prefeita Elisa durante a reunião on-line.  

O Sistema de Fases proposto pela Saúde vai observar a taxa de ocupação de leitos (capacidade de atendimento), combinada com a taxa de incidência e com a taxa positividade que representam a evolução da pandemia. Cada indicador recebe um peso - entre 1 a 3 - de acordo com o grau de gravidade. A combinação dessas taxas e pesos será calculada em uma fórmula matemática, cujos resultados ficam assim estratificados: se o resultado for até 1,5 o município estará na fase verde em que a pandemia está controlada; entre 1,5 a 2,5 entra a fase amarela que é de alerta; e acima de 2,5 entra a fase vermelha que é a mais crítica. Cada uma das fases servirá de parâmetro para as medidas a serem adotadas.

O médico infectologista Francisco Cardoso participou da reunião e se apresentou aos vereadores. Cardoso, que é carioca e reside em São Paulo, divide o tempo em atividades médicas na capital e presta consultoria ao Comitê Técnico de Enfrentamento à Covid de Uberaba. Ele foi enfático em dizer aos participantes que as medidas adotadas no Município estão no caminho certo. “Uberaba está muito à frente no planejamento coletivo das medidas de enfrentamento em relação a outros comitês que participo”, destacou.

O atendimento e acolhimento dos pacientes logo nos primeiros sintomas foi um dos pontos ressaltados pelo infectologista para conter a ocupação hospitalar e reduzir o índice de mortes. A prefeita Elisa fez questão de ressaltar a importância do atendimento prestado pelo grupo de médicos voluntários Uberaba Pela Vida que por meio da telemedicina atendeu até o dia 31 de maio, 1079 pacientes, registrando apenas três óbitos de pessoas que buscaram atendimento depois de 10 dias de sintomas. O índice de óbito registrado no programa foi de 0,27%.

Participantes - Também participaram da reunião o vice-prefeito, Moacyr Lopes; a secretária de Governo, Indiara Ferreira; a chefe de Gabinete, Míria Rezende, o secretário de Defesa Social, Glorivan Bernardes de Oliveira, secretário executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública, Alexandre Marcelo Costa de Oliveira; o Assessor de Assuntos Regionais do Gabinete, Caio Presotto; a Procuradora Geral do Município, Fabiana Pinheiro; secretário da Fazenda, Roberto Tosto; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos; Secretário de Administração, Beethoven Oliveira; secretária de Comunicação, Celi Camargo; além da equipe jurídica e equipe epidemiológica da secretaria de Saúde.

 
 
 

Outras Notícias: Covid19



Voltar