Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Resultado da Pesquisa

Covid19

 

Resultado com o termo:

Total Encontrado: 147

Uberaba realizou mais de 12 mil testes via drive-thrus até esta sexta-feira

13/11/2020

Campanha de Multivacinação e imunização contra a poliomielite e sarampo seguem até dia 20

 

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde/Departamento de Vigilância em Saúde, reforça o chamado para a população buscar a unidade de saúde mais próxima de casa para atualizar a caderneta de vacinação. Três campanhas acontecem em Minas Gerais até o dia 20 de novembro com esse objetivo: a Campanha de Multivacinação 2020 para atualização da caderneta de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos de idade; a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em crianças de 12 meses a menores de cinco anos de idade; e a Campanha Nacional de Vacinação Indiscriminada contra o Sarampo para pessoas de 20 a 49 anos de idade.

 

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde de Uberaba, até esta sexta-feira (13), 7.361 crianças receberam o reforço contra a poliomielite, o que representa 49% do público alvo de Uberaba. Já na Campanha de Multivacinação, foram imunizadas 8.830 crianças e adolescentes, 21,5% do público alvo, enquanto 14.312 pessoas foram vacinadas contra sarampo. O que representa 9,79% do público na devida faixa etária.

 

O diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura, destaca que as Campanhas são um chamado para que as pessoas mantenham em dia a caderneta de vacinação para garantir a proteção contra doenças imunopreveníveis. “As vacinas estão disponíveis o ano todo nas unidades de saúde de Uberaba. Basta procurar a mais próxima, com o cartão de vacina, cartão SUS e documento do adulto ou criança”, destaca Robert.


Comitê delibera sobre retomada de cinemas e outros segmentos de entretenimento

13/11/2020


Prefeitura readequa quantidade de leitos para Covid no Hospital Regional

10/11/2020

Prefeitura readequa quantidade de leitos para Covid no Hospital Regional

 

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,  readequou esta semana o volume de leitos disponibilizados no Hospital Regional José de Alencar para internações por Covid-19. Reduziu-se 20 leitos de terapia intensiva para a doença no Hospital Regional, passando de 60 para 40 leitos, e direcionaram 33 leitos de enfermaria para atendimento de pacientes não-Covid dentro do hospital.

 

O motivo foi a baixa ocupação de leitos de UTI para a doença, de maneira constante e sustentada, nos últimos meses, bem como queda progressiva da taxa de transmissibilidade no município, o R0, que atualmente em Uberaba é de 0,77. Conforme o médico intensivista e coordenador da Regulação Municipal, Raelson Batista, a baixa ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria também influenciou na decisão.

 

“É fato: desde quando começou o processo de internação, nunca tivemos em momento algum, índices de ocupação de leitos acima de 50%. Com todo esse cenário, a Secretaria Municipal Saúde de Uberaba tomou a decisão de rever a disponibilidade de leitos para a Covid após estudos e começou a disponibilizar leitos a mais para atendimento de outras doenças não-Covid”, explica o médico. Assim, a taxa relativa de ocupação dos leitos sofre uma pequena alteração até nova alteração que seja requerida e/ou necessária


Noventa por cento dos testes via drive-thrus em Uberaba deram negativo

10/11/2020

Noventa por cento dos testes via drive-thrus em Uberaba deram negativo

 

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde/Diretoria de Vigilância em Saúde, já realizou 11.301 testes rápidos para a Covid-19 por meio dos drive-thrus até esta segunda-feira (9), sendo que 90% dos resultados foram negativos (10.196), enquanto apenas 10% deram positivos (1.105). Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura, além dos drives, os testes são feitos no C-Covid e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que realizam os testes para transferência e atendimento de casos mais graves.

 

“Caso a pessoa apresente sintomas, ela pode ir a qualquer unidade de saúde próxima de sua casa para agendamento no C-Covid que fica na URS São Cristóvão”, explica Robert. Ele reforça que qualquer pessoa que tenha piora do quadro de síndrome gripal deve procurar imediatamente avaliação médica, lembrando que o C-Covid ou Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, funciona desde o início de agosto na retaguarda da Atenção Básica, atendendo pacientes sintomáticos não graves. Já as UPAs são porta de entrada para atendimento a pacientes em situação de urgência.

 

Testes rápidos. A testagem via drive-thrus pode ser agendada para qualquer pessoa acima de dois anos de idade no portal Saúde Ativa, pelo link www.uberabacontracovid.com.br. A pessoa deve apresentar sintomas de síndrome gripal, como tosse, febre, dor de cabeça, coriza, diarréia, dor abdominal, perda de olfato ou do paladar ou ter tido contato próximo com caso positivo há mais de dez dias e menos de 30. É preciso apresentar comprovante de residência, documento com foto ou certidão de nascimento para realizar a testagem. Caso a pessoa atrase ou não compareça no dia e hora marcados, ela perderá a vez. O resultado será encaminhado para o e-mail informado no momento do cadastro.


Mais de 92% dos casos positivos para Covid-19 em Uberaba já foram curados

03/11/2020

Mais de 92% dos casos positivos para Covid-19 em Uberaba já foram curados

 

Em análise da evolução da pandemia do coronavírus no Município de Uberaba nos últimos dois meses, o secretário de Saúde, Iraci de Souza Neto, destaca que mais de 92% das pessoas que testaram positivo para Covid-19 já está recuperada. O dado representa mais de 8 mil pessoas que tiveram exposição ao vírus e mais de 7.400 recuperados, explica o secretário, que destaca que números de Uberaba apontam para estabilidade da pandemia no Município.

 

“Tomamos como base quatro indicadores importantíssimos nesse controle e avaliação da pandemia. Nós tivemos o R0, que é a taxa de transmissão caindo abaixo de um, chegando a 0,8. Isso quer dizer que estamos no movimento decrescente de atividade de transmissão da doença no município de Uberaba e isso reflete principalmente na taxa de ocupação de UTIs e de enfermarias, que tiveram queda brusca nas últimas semanas”, aponta o secretário.

 

 


Uberaba já testou mais de 10 mil pessoas para Covid-19 via drive-thrus

03/11/2020

Uberaba já testou mais de 10 mil pessoas para Covid-19 via drive-thrus

 

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde/Diretoria de Vigilância em Saúde, já realizou 10.230 testes rápidos para a Covid-19 por meio dos drive-thrus até esta terça-feira (3). Destes, foram 9.182 resultados negativos, que representam 90% dos testes realizados via drive-thrus segundo o balanço apresentado pela Secretaria de Saúde. Outros 1.048 testes tiveram resultado positivo.

 

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura os números mostram que o exame está sendo bem aceito pela população e a procura têm sido positiva. “Lembramos que qualquer pessoa pode agendar para realizar o exame no portal Saúde Ativa, no link www.uberabacontracovid.com.br, desde que se enquadre nos critérios, como apresentar sintomas de síndrome gripal há mais de 10 dias e menos de 30”, ressalta Robert.

 

 


Uberaba já realizou quase 6 mil testes rápidos via drive-thrus

08/10/2020

Uberaba já realizou quase 6 mil testes rápidos via drive-thrus

 

Balanço da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde/Diretoria de Vigilância em Saúde, mostra que já foram realizados 5.827 testes rápidos para a Covid-19 por meio dos drive-thrus, dentro do Plano de Testagem Municipal Qualificado. Segundo os números divulgados pela Diretoria de Vigilância em Saúde, até esta quinta-feira (08) foram 5.247 resultados negativos e 580 positivos.

Pedestres também podem agendar para realizar o exame em um dos três pontos disponíveis, desde que preencham os requisitos solicitados durante o cadastro no portal Saúde Ativa (www.uberabacontracovid.com.br).

Lembrando que é preciso apresentar sintomas de síndrome gripal há mais de 10 dias e menos de 30. Caso a pessoa atrase ou não compareça, ela perderá a vez.

São três pontos de realização: Universidade de Uberaba (Uniube), Avenida Nenê Sabino, 1801; Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) com entrada pela Rua José João Naves, no Abadia; e Praça do Quartel, entrada pela Avenida Lucas Borges.

A pessoa precisa apresentar comprovante de residência, documento com foto ou certidão de nascimento para realizar a testagem. O resultado será encaminhado para o e-mail informado no momento do cadastro. O site foi desenvolvido pela Codiub - Inteligência Digital para publicações de informações oficiais referentes à pandemia de coronavírus no Município.

 


Doações recebidas pela Prefeitura estão no “Painel Transparência Covid-19”

01/07/2020

Imagem: Ilustrativa

 

Doações recebidas pela Prefeitura estão no “Painel Transparência Covid-19”

 

Desde o início da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Uberaba tem contado com a solidariedade e parceria de diversas empresas e uberabenses na forma de doações. São diversos itens, como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), para auxiliar no trabalho dos profissionais de saúde e materiais de limpeza e desinfecção de ambientes para conter a disseminação da doença no Município. Para deixar as informações explícitas de maneira clara e transparente para a população sobre o direcionamento destes produtos, um balanço com todos os itens doados, empresas parceiras e instituições beneficiadas pelas doações está disponível no “Painel Transparência Covid-19”, dentro do Portal Saúde Ativa, criado pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Controladoria Geral, Secretarias de Saúde, Administração e Fazenda e da Codiub – Inteligência Digital. O titular da Secretaria de Saúde, Iraci de Souza Neto, destaca que as doações são um reforço importantíssimo para o trabalho dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do enfrentamento da pandemia de Coronavírus/Covid-19. Segundo ele, duas ações têm sido essenciais nesses tempos de pandemia: “Uberaba Solidária” e “Juntos por Uberaba”.


Agendamento online vai proporcionar testes rápidos de Covid-19 aos idosos

29/06/2020


Pesquisa do Ibope apresenta um resultado positivo para Covid, mas paciente já era acompanhada pela SMS

25/06/2020


‘Observatório Covid-19 Uberaba’ é integrado ao Portal ‘Saúde Ativa’

24/06/2020

Imagem: Ilustrativa

 

‘Observatório Covid-19 Uberaba’ é integrado ao Portal ‘Saúde Ativa’

 

O site ‘Observatório Covid-19 Uberaba’ foi integrado ao Portal ‘Saúde Ativa’ da Prefeitura Municipal de Uberaba. O Observatório é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba com pesquisadores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O intuito é apresentar gráficos e projeções embasadas em análises científicas para auxiliar os gestores públicos da cidade nas tomadas de decisão. O secretário de Saúde, Iraci de Souza Neto, explica que a integração faz parte da preocupação do Poder Público em dar total transparência a todas as atividades feitas para o enfrentamento da pandemia do Covid-19. As estatísticas levantadas são ainda, diz ele, um dos eixos principais no planejamento de enfrentamento a pandemia. “Essa parceria com a disciplina de matemática da Universidade Federal Triângulo Mineiro e toda sua equipe, coordenada pela professora Michele Maldonado, foi muito importante. 


Equipes do Ibope voltam a Uberaba para terceira etapa de testagem para Covid

19/06/2020

Foto: Arquivo/Secom

 

Equipes do Ibope voltam a Uberaba para terceira etapa de testagem para Covid

 

Entrevistadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) estarão percorrendo os bairros de Uberaba para a terceira etapa da pesquisa de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil. A equipe de 11 pessoas chega ao Município no sábado (20) e inicia os trabalhos no domingo (21), a partir das 9 horas, para realização de 250 testes rápidos em pessoas escolhidas de forma aleatória pelos entrevistadores. A previsão é que as entrevistas aconteçam até quarta-feira (24). Uberaba está entre as 133 cidades do Brasil escolhidas para receber este estudo, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Rio Grande do Sul, e executado em campo pelo Ibope. O estudo conta com parceria do governo federal para pesquisa e estatística, e apoio da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, para realização no Município. A primeira etapa aconteceu entre os dias 14 e 16 de maio, e a segunda entre os dias 4 e 6 de junho. Os 500 testes realizados nas duas etapas apresentaram resultados negativos. 


Prefeitura inicia testagem qualificada para Covid-19 em instituições asilares

19/06/2020


Covid-19 - Mais da metade dos casos positivos em Uberaba já foi curada

19/06/2020


Covid-19 causa mais uma morte em Uberaba

18/06/2020


Covid-19 - Farmácias que realizarem testes rápidos devem notificar a Secretaria de Saúde

17/06/2020

Imagem: Ilustrativa

 

Covid-19 - Farmácias que realizarem testes rápidos devem notificar a Secretaria de Saúde

 

Com a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no final de abril, de proposta permitindo às farmácias de todo o Brasil realizar o teste rápido para o novo coronavírus, a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), alerta que os resultados devem ser informados ao órgão de referência do Município, no caso de Uberaba, a Diretoria de Vigilância em Saúde/Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde. “Todas as redes de assistência farmacêutica em Uberaba e também as drogarias, de forma individualizada, que realizarem os testes devem informar o resultado, sejam positivos ou negativos, conforme portaria do Ministério da Saúde”, enfatiza o secretário de Saúde, Iraci de Souza Neto. O secretário explica que essas informações são importantes para a contabilização dos números e para que a Secretaria de Saúde possa monitorar os pacientes com testagem positiva. “Nós já monitoramos todos os laboratórios privados e toda nossa rede de saúde.


Paciente de 53 anos morre por Covid em Uberaba

17/06/2020


Uberaba se destaca positivamente no combate à Covid-19 em relação à região

16/06/2020

Imagem: Ilustrativa

 

Uberaba se destaca positivamente no combate à Covid-19 em relação à região

 

O acompanhamento do desempenho da pandemia do coronavírus em cidades do entorno de Uberaba faz parte da rotina de trabalho da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o secretário de Saúde, Iraci de Souza Neto, a análise dos parâmetros regionais é importante neste momento em que se inicia a segunda quinzena de junho para avaliar o resultado dos trabalhos realizados desde o início da pandemia.São quase quatro meses de trabalho, desde o final de fevereiro, com estudos técnicos, levantamentos, leituras de toda informação sobre o coronavírus no mundo, no Brasil, no estado de Minas Gerais, na região e no município de Uberaba, relata Iraci. A partir de dados dos Boletins Epidemiológicos de cidades vizinhas, como Uberlândia/MG e Ribeirão Preto/SP, segundo o secretário,é possível analisar a dinâmica epidemiológica em comparação à Uberaba. Os números de Ribeirão Preto, publicados pela Prefeitura do Município nesta segunda-feira (15), apontavam 2.517 casos confirmados e 68 óbitos, enquanto o Boletim de Uberlândia registrava 3.855...


Painel com dados técnicos e financeiros investidos nas ações de enfrentamento à Covid-19 é apresentado

10/06/2020

Foto: André Santos/Secom

 

Painel com dados técnicos e financeiros investidos nas ações de enfrentamento à Covid-19 é apresentado

 

Apresentado na manhã desta sexta-feira (10), o novo painel de transparência sobre o Coronavírus elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde. A publicação conta com dados técnicos e financeiros investidos nas ações de enfrentamento à Covid-19. Com uma linguagem bem clara e transparente, o material passa a ser mais uma ferramenta de divulgação das ações promovidas pela Prefeitura de Uberaba e será atualizado a cada 15 dias e terá informações detalhadas sobre investimentos, gastos, emendas, doações recebidas, instituições beneficiadas, atendimentos, leitos e internações. Com a presença de jornalistas locais – todos seguindo a recomendação de segurança e saúde de prevenção contra a Covid-19, o prefeito Paulo Piau iniciou a apresentação falando sobre a situação enfrentada na cidade. Ele destacou que a cidade “está sob controle em comparação a outros municípios, mas que é preciso o apoio incondicional da população” citou. Piau foi claro ao dizer que é necessário o envolvimento de todos destacando a adesão do Termo de Responsabilidade Sanitária Covid-19 – disponível no site oficial da Prefeitura de Uberaba e que passou a ser obrigatório para abertura e funcionamento de quaisquer atividades seja industrial, comercial e de prestação de serviços.


Prefeitura passa a realizar testagem qualificada de Covid-19

10/06/2020


Ministério da Saúde habilita 20 leitos em Uberaba para tratamento da Covid-19

10/06/2020


Empresa que não cumprir o decreto 5555 será interditada ou terá alvará cassado

08/06/2020


Decreto 5555 volta a valer no Município de Uberaba

05/06/2020

Foto: Arquivo/Secom

 

Decreto 5555 volta a valer no Município de Uberaba

 

O prefeito de Uberaba Paulo Piau determinou na noite de quinta-feira (04) publicação de edição extra do Porta-Voz restabelecendo o Decreto Nº 5555/2020, que “Impõe medidas a serem adotadas para enfrentamento da emergência em saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus – COVID-19. A vigência é imediata. A medida ocorreu após decisão do Tribunal Regional Federal suspendendo a liminar concedida pela vara da Justiça Federal em Uberaba que barrava o processo de reabertura gradual da economia. O Decreto 5555 de 25 de maio de 2020 foi restabelecido em sua integralidade para vigorar até 14 de junho. Seus efeitos retroagem a 1º de junho. De acordo com o prefeito Paulo Piau, o decreto foi elaborado com total suporte de legalidade por equipe técnica e jurídica da Prefeitura, buscando o controle do vírus e a possibilidade de as pessoas poderem trabalhar. “Vamos fazer tudo com a devida precaução e cuidado, visando ao combate do vírus de forma intensa, reabrindo o comércio, evitando que empregos sejam perdidos e empresas quebrem”, afirma Piau.


Covid-19: Morte de idoso é investigada

05/06/2020


Equipes do Ibope realizam segunda etapa de testagem de Covid em Uberaba

04/06/2020


Vigilância Epidemiológica faz mudança no boletim da Covid-19

03/06/2020

Imagem: Ilustrativa

 

Vigilância Epidemiológica faz mudança no boletim da Covid-19

 

No sentido de seguir a semana epidemiológica, conforme ocorre no Governo do Estado e no Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica faz nova alteração nas informações a serem divulgadas acerca da Covid-19. Segundo o diretor Robert Boaventura, as informações se darão por meio de um monitoramento diário, que ficará conectado a um Boletim Epidemiológico, obedecendo ao que se chama na área de Saúde de semana epidemiológica. O monitoramento diário será divulgado para a imprensa e nas redes sociais da Prefeitura de Uberaba com um link para a página Saúde Ativa www.saudeativauberaba.com.br, onde estará a disposição da sociedade o Boletim Epidemiológico da semana com detalhamentos importantes sobre a situação de Uberaba, em relação à doença. O monitoramento, nesta nova peça de divulgação, já traz informações mais detalhadas sobre os leitos, seja Covid ou não, informando o número absoluto, ou seja, de leitos ocupados e a porcentagem relativa. “Esperamos que estes dados sejam bem demonstrativos e tragam ainda mais transparência para a população. Sempre que necessário, no sentido de oferecer mais...


R$ 4,4 milhões são destinados a Uberaba para enfrentamento da Covid-19

03/06/2020


Covid-19 - Uberaba registra nono óbito

03/06/2020


Hospital Regional José Alencar recebe doação da EXP produções

02/06/2020


PMU recebe doação de 12 mil máscaras cirúrgicas da Seara

27/05/2020

Foto: André Santos/PMU

 

PMU recebe doação de 12 mil máscaras cirúrgicas da Seara

 

A Prefeitura de Uberaba recebeu nesta quarta-feira (27) a doação de 12 mil máscaras cirúrgicas da JBS Seara. Todo o material será armazenado no Centro de Distribuição e partilhado com hospitais e unidades de saúde do município. Na entrega das máscaras, o prefeito Paulo Piau estava acompanhado do secretário José Renato Gomes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rodrigo Vieira de Administração e interino de Governo, do ex-deputado estadual Tony Carlos e do coordenador de RH da Seara, Renan Soares. O prefeito Paulo Piau agradeceu a doação e reafirmou que o conjunto de ações de pessoas e empresas com esse tipo de doação, tem somado muito com o poder público. “Essa doação significa salvar vidas. Obrigado em nome de toda a população de Uberaba”, ressalta. “Só temos a agradecer. A Seara é uma empresa modelo de gestão, que tem sensibilidade nesse momento de pandemia em entender a necessidade dos hospitais e unidades de saúde fazendo essa doação.



1   2   3   4   5  

Página: 1 de 5

Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub